Com o objetivo de proporcionar mais segurança e flexibilidade no acesso aos sistemas internos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC) disponibiliza à comunidade universitária o uso da Rede Privada Virtual (VPN).
A VPN permite que servidores e técnicos acessem remotamente serviços restritos à rede interna da UFMS, como o Sistema de Protocolo, SEI, RIC e outros sistemas administrativos, com total segurança. A conexão criptografada evita interceptações de dados, sendo essencial para o trabalho remoto e para equipes que atuam fora dos campi.
“A VPN institucional funciona como um túnel seguro entre o dispositivo do usuário e a rede da UFMS. Assim, é possível manter a integridade e confidencialidade das informações, mesmo ao utilizar redes públicas ou domésticas”, explica a equipe técnica da AGETIC.
Mais segurança no trabalho remoto
Com o crescimento do trabalho híbrido e da descentralização de serviços, o uso da VPN institucional tornou-se uma prática recomendada pelas diretrizes de segurança da informação. Além de ampliar o acesso, a medida contribui para o controle e a rastreabilidade das conexões realizadas.
A AGETIC também disponibiliza um guia de configuração passo a passo para os principais sistemas operacionais (Windows e Linux), disponível nessa página.