Os perigos dos códigos maliciosos – Informe.seh

Postado por: DAVI SOARES MORAES

O que é botnet?

Botnet, de forma simples, é uma rede de equipamentos infectados que agem como zumbis controlados por um atacante enviando spams, vírus ou fazendo ataques DDoS.

É de suma importância não clicarmos em tudo que recebemos, não antes de termos a certeza da origem daquele link. Links maliciosos são usados por uma pessoa má intencionada para direcionar usuários para páginas com códigos maliciosos, podendo infectar e ganhar acesso aos dispositivos daqueles usuários.

ATENÇÃO: Atacantes usam vários truques para induzir os usuários a clicar nestes links, como enviá-los de contas falsas ou invadidas.

Então, previna-se! Antes de clicar em algum link recebido, tente analisar o contexto e observar os detalhes: na dúvida, não clique! Desconfie de mensagens recebidas, mesmo vindas de conhecidos e, se necessário, contate quem supostamente a enviou usando outro meio de comunicação.

Lembre-se: Todo cuidado é pouco!

Mantenha sistemas e aplicativos sempre atualizados:

Códigos maliciosos costumam explorar vulnerabilidades em sistemas e aplicativos para infectar dispositivos e se propagar. Por isso, algumas dicas importantes:

  • Aplique correções de segurança a fim de evitar que seus dispositivos sejam infectados e usados por atacantes;
  • Instale atualizações regularmente;
  • Ative a atualização automática, sempre que possível.
  • Reforce os cuidados caso seu dispositivo já tenha sido infectado, para que não ocorra novamente.

ATENÇÃO: tenha especial cuidado com aplicativos falsos. Nunca instale aplicativos recebidos via mensagens ou links.

Existem aplicativos que se passam por legítimos, mas que na verdade possuem códigos maliciosos. Use apenas a loja oficial do sistema ou do fabricante do dispositivo.

A importância de backups:

Seja no celular, tablet ou computador, não espere o pior acontecer para perceber o quanto seus dados são importantes.

Dica importante: faça diferentes backups (cópias) dos dados armazenados em seus dispositivos. Esses backups são importantes pois seus dados podem ser perdidos pela ação de códigos maliciosos, como ransomware (que é um tipo de software malicioso que criptografa os dados de uma vítima, bloqueando acesso a eles, e exige um resgate para liberá-los). Ter cópias permite recuperá-los, reduzindo os transtornos.

Então, faça cópias periódicas de seus dados: programe seus backups para serem feitos automaticamente, sempre que possível.

Para mais informações, sugerimos acessar a cartilha do CERT presente em https://cartilha.cert.br/fasciculos/#backup

Utilize senhas fortes:

Códigos maliciosos podem capturar e expor senhas. Então, se previna contra acessos indevidos e vazamentos de senhas. É importante proteger suas contas com formas adicionais de autenticação.

Algumas dicas:

  • Use verificação em duas etapas, que é o uso de uma camada extra de segurança no processo de autenticação (login), com o objetivo de confirmar, com maior precisão, que é você mesmo que está tentando acessar a sua conta, sempre que possível. Um exemplo prático seria o uso de uma senha e de um código enviado ao seu número de telefone;
  • Não repita senhas: uma senha vazada pode levar à invasão de outras contas;
  • Armazene suas senhas de forma segura: nunca salve no navegador;
  • Troque imediatamente suas senhas se desconfiar que elas foram vazadas ou usadas em um dispositivo infectado.

Seguindo essas dicas, você estará mais protegido no mundo virtual.