Informações gerais sobre Telefonia
Implantação da nova central telefônica UFMS e distribuição de aparelhos telefônicos.
Na próxima sexta-feira, dia 18/10/2019, entrará em funcionamento o novo Serviço de Telefonia trazendo algumas melhorias para a UFMS. A primeira a ser percebida é que os aparelhos telefônicos utilizados diariamente estarão inclusos na prestação do serviço, isso quer dizer que TODOS os telefones da UFMS serão substituídos por novos aparelhos e problemas que vierem a surgir nos equipamentos serão tratados pela empresa prestadora de serviços. Vale destacar que a tecnologia adotada será a VOIP (Voice Over IP) e, por este motivo, os aparelhos telefônicos convencionais (que não suportam a tecnologia VOIP) deixarão de funcionar.
A partir de um novo modelo de contrato e as possibilidades tecnológicas disponíveis atualmente, foi possível conceber um projeto capaz de entregar mais recursos com redução de custos. Este novo contrato traz consigo uma economia de 36% se comparado ao contrato anterior, traduzindo em valores, estima-se que sejam economizados diretamente mais de 1,4 milhão de reais durante os próximos 48 meses.
Considerando a necessidade de gestão de recursos públicos e convergindo com a proposta da administração atual da UFMS, o novo serviço de telefonia permitirá um gerenciamento otimizado e facilitado. Transparência e controle de custos são benefícios da tecnologia adotada. A partir de sistemas de tarifação e da utilização do PIN (que é o mesmo da impressora e é pessoal e intransferível) para realização de ligações será possível que gestores de centros de custos tenham acesso a relatórios de gestão.
Novos recursos como filas de atendimentos, gravações de ligações, conferências, atendimentos automatizados (URA) e outras funcionalidades serão implementadas posteriormente conforme alinhamentos estratégicos e políticas institucionais.
A distribuição dos novos telefones está sendo realizada e será finalizada até quinta-feira, dia 17/10/2019. Os manuais para instalação dos telefones estão disponíveis no Site da AGETIC e a equipe de suporte está à disposição para esclarecimento de dúvidas e orientações.
A implantação da nova central telefônica ocorrerá na sexta-feira, dia 18/10/2019, às 9:00 horas da manhã. O procedimento pode causar instabilidade no serviço de telefonia da UFMS e a previsão de finalização dos trabalhos está prevista para as 11:00 horas.
Observação:
Os aparelhos telefônicos com a ficha patrimonial da NetWare deverão ser guardados e posteriormente serão recolhidos conforme orientação a ser passada pela PROADI.
Dúvidas, orientações e Suporte:
As orientações, manuais e procedimentos encontram-se em: https://agetic.ufms.br/telefonia/
Dúvidas e/ou orientações deverão ser reportadas ao Suporte ao Cliente da AGETIC pelo ramal 7292 ou telefone (67) 3345-7292, de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. Também poderá abrir um chamado em https://suporteagetic.ufms.br.
Atenciosamente,