Estrutura Organizacional

Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação – AGETIC/RTR

É a unidade responsável pela coordenação, orientação, supervisão, execução e controle das atividades de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), no âmbito da Universidade.

Diretor: Professor Luciano Gonda

Administrativo: +55 (67) 3345-7661, Ramal: 7661

Diretor: +55 (67) 3345-7662

Suporte: +55 (67) 3345-7292, Ramal: 7292

  • Auxiliar o Comitê de Governança Digital (CGD) na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) e do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI);
  • Auxiliar a Administração Central nas demandas de TIC dos órgãos de controle e governamentais;
  • Elaborar estudos de novos sistemas e programas tornando-os acessíveis aos usuários;
  • Estabelecer prioridades que devem ser observadas na elaboração de programas e projetos na área de TIC;
  • Colaborar no oferecimento de estágios curriculares e extracurriculares aos discentes da Universidade;
  • Propiciar condições para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, na área de TIC, bem como de outras áreas que se utilizam, direta ou indiretamente, dos recursos de TIC;
  • Articular-se com entidades públicas ou privadas, visando intercambiar novas alternativas de hardware e software para aprimoramento de suas atividades;
  • Dar suporte e prestar assistência aos usuários dos recursos de TIC, de modo que toda a Universidade possa usufruir das facilidades oferecidas por esses recursos;
  • Elaborar a política de aquisição e utilização de hardware e software, no âmbito da Universidade;
  • Sugerir normas e padrões para o desenvolvimento, manutenção e operação de serviços informatizados;
  • Auxiliar na elaboração do Plano de Contratação de Tecnologia da Informação e Comunicação (PCTIC);
  • Prestar serviços à comunidade, dentro de sua área de ação, mediante convênios e contratos;
  • Servir como instrumento de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Estabelecer políticas de atuação da AGETIC, em consonância com as diretrizes da Universidade;
  • Incentivar e propor medidas que possibilitem o aperfeiçoamento do quadro de pessoal da AGETIC;
  • Definir estratégias a serem aplicadas pela AGETIC;
  • Opinar sobre propostas de projetos, contratos, convênios, ajustes e outros instrumentos desta natureza, afetos à área de TIC;
  • Prever, solicitar e gerir recursos humanos, materiais e financeiros necessários à operacionalização dos programas/projetos desenvolvidos pela AGETIC;
  • Consolidar os relatórios gerenciais;
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Diretoria de Engenharia de Software – DISOFT/AGETIC

É a unidade responsável pela coordenação, acompanhamento e gestão dos sistemas da Universidade.

Diretor: Maurilio Mussi Montanha

Telefone: +55 (67) 3345-7514

Ramal: 7514

  • Planejar e coordenar as atividades de implantação e manutenção de softwares a cargo da AGETIC;
  • Subsidiar o Comitê de Governança Digital (CGD) na gestão de portfólio de softwares da Universidade;
  • Auxiliar na implantação de ferramentas de Mineração de Dados (Data Mining), Business Intelligence, Big Data e similares na Universidade;
  • Auxiliar na elaboração, acompanhamento e realinhamento do PDTIC da UFMS;
  • Subsidiar a Universidade com informações para o preenchimento do Censo da Educação Superior, Relatório de Gestão e demais questionários dos órgãos de controle;
  • Articular-se com entidades públicas e privadas visando intercambiar novas alternativas para o desenvolvimento de sistemas de informação;
  • Estudar sistemas de informação fornecidos por terceiros e opinar sobre a vantagem e desvantagem de sua instalação na Universidade, bem como gerenciar a adaptação dos mesmos às necessidades da Universidade;
  • Promover cursos, seminários, encontros e outros, voltados para a comunidade em geral, visando difundir novas tecnologias alternativas na área de TIC;
  • Definir critérios para terceirização na área de desenvolvimento de software;
  • Auxiliar na gestão de contratos de TIC sob responsabilidade da AGETIC;
  • Gerir contratos de TIC sob sua responsabilidade;
  • Prestar apoio aos processos de aquisição e terceirização coordenados pela AGETIC;
  • Elaborar relatórios gerenciais;
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Secretaria de Desenvolvimento de Software – SEDS/DISOFT/AGETIC

É a unidade responsável pelo desenvolvimento, manutenção e implantação de softwares no âmbito da Universidade.

Secretário: Narielly Calista Farias Berwanger

Telefone: +55 (67) 3345-7507

Ramal: 7507

  • Executar as atividades de análise, programação, documentação e implantação de software a cargo do AGETIC;
  • Efetuar, junto aos usuários, levantamentos, análises e consolidação das informações indispensáveis ao desenvolvimento de software;
  • Projetar, desenvolver e implantar software, conforme previsto no PDTIC da Universidade;
  • Projetar, desenvolver e implantar os sites institucionais, de acordo com a identidade visual da Universidade;
  • Realizar manutenções corretivas e evolutivas dos software sob responsabilidade da AGETIC;
  • Desenvolver programas e projetos visando proporcionar aos discentes e/ou estagiários oportunidades de intercâmbio e interação com a futura profissão;
  • Dar suporte na automação e otimização dos serviços acadêmicos e administrativos que se utilizam de recursos de TIC;
  • Colaborar no oferecimento de estágios curriculares e extracurriculares aos discentes da Universidade;
  • Auxiliar na gestão de contratos de TIC;
  • Definir, documentar e manter os processos de trabalho da AGETIC;
  • Elaborar relatórios gerenciais;
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Secretaria de Processos e Qualidade de Software – SEQS/DISOFT/AGETIC

É a unidade responsável pela área de gestão e pelo desenvolvimento e manutenção dos processos da AGETIC.

Secretário: Anderson Cícero da Silva Dias

Telefone: +55 (67) 3345-7508

Ramal: 7508

  • Planejar, coordenar, orientar, supervisionar e avaliar a execução das atividades de extensão, estágios e outros cursos, realizados por servidores, discentes, bolsistas e estagiários, no âmbito da AGETIC;
  • Colaborar no oferecimento de estágios curriculares e extracurriculares aos discentes da Universidade;
  • Promover treinamentos, cursos, seminários, encontros e outros, voltados para os servidores da AGETIC e para a comunidade em geral, visando difundir práticas na área de desenvolvimento de software;
  • Planejar, coordenar, orientar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades de apoio administrativo necessárias ao funcionamento da AGETIC;
  • Executar a administração financeira, patrimonial, de material e de recursos humanos da AGETIC, no âmbito de suas competências;
  • Coordenar as atividades relativas ao processo de inventário anual de bens permanentes da AGETIC;
  • Prestar apoio aos processos de aquisição e terceirização coordenados pela AGETIC;
  • Manter o plano de capacitação relacionado aos processos da AGETIC;
  • Avaliar, selecionar, desenvolver e implantar ferramentas de apoio aos processos da AGETIC;
  • Conduzir avaliações periódicas internas e apoiar a execução de avaliações externas aos processos da AGETIC;
  • Desenvolver, documentar e manter os processos e artefatos de processos da AGETIC;
  • Planejar, coordenar e avaliar projetos de implantação de processos na AGETIC;
  • Definir, documentar e manter os processos de trabalho da SEQS;
  • Auxiliar na gestão de contratos de TIC;
  • Elaborar relatórios gerenciais;
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Diretoria de Infraestrutura Tecnológica – DINTEC/AGETIC

É a unidade responsável pela coordenação e supervisão das atividades relativas à gestão da infraestrutura de TIC da UFMS.

Diretor: Egon Leon Dadalt

Telefone: +55 (67) 3345- 7222

Ramal: 7222

  • Coordenar a elaboração de políticas e normas de utilização dos equipamentos de TIC, dos sistemas operacionais e dos programas de aplicação implantados e a implantar, que utilizem os recursos computacionais da Universidade;
  • Coordenar a elaboração do catálogo de serviços da AGETIC;
  • Gerenciar os ativos de TIC (computadores, impressoras, switches e roteadores);
  • Auxiliar Planejamentos da Contratação para aquisição de soluções de TIC;
  • Gerenciar a infraestrutura da rede de dados da UFMS;
  • Coordenar a implantação e manutenção de serviços de TIC;
  • Coordenar a infraestrutura da rede sem fio da UFMS;
  • Supervisionar os projetos de cabeamento estruturado da UFMS;
  • Gerir contratos de TIC sob sua responsabilidade;
  • Subsidiar a universidade com informações para o preenchimento do relatório de gestão e demais questionários dos órgãos de controle;
  • Articular-se com entidades públicas e privadas visando intercambiar novas alternativas para a utilização de infraestrutura e novas tecnologias;
  • Definir critérios para terceirização na área de infraestrutura;
  • Auxiliar o Comitê de Governança Digital na elaboração e manutenção da Política de Segurança da Informação e Comunicação (POSIC) da UFMS;
  • Auxiliar na elaboração, acompanhamento e realinhamento do PDTIC da UFMS;
  • Auxiliar na gestão de contratos de TIC sob responsabilidade da AGETIC;
  • Prestar apoio aos processos de aquisição e terceirização coordenados pela AGETIC;
  • Analisar e opinar quanto às inovações técnicas, tanto em dispositivos de software como hardware;
  • Elaborar relatórios gerenciais;
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Secretaria de Suporte ao Cliente – SECLI/DINTEC/AGETIC

É a unidade responsável pela gestão, monitoramento e controle de qualidade dos serviços prestados pela AGETIC. Atuando em atividades como atendimentos de chamados de primeiro nível, triagem dos chamados, gestão de ativos de TIC, orientação a sistemas, entre outros.

Secretário:  Estevão Diniz Broering

Telefone: +55 (67) 3345-7258

Ramal: 7258

  • Gerenciamento do Portfólio de Serviços;
  • Manter o serviço de impressão;
  • Elaborar e manter atualizado o Catálogo de Serviços da AGETIC;
  • Definir, documentar e manter Acordos de Nível de Serviço (ANS);
  • Definir, documentar e manter os Acordos de Nível Operacional (ANO);
  • Auxiliar no Gerenciamento de Mudanças e Liberação;
  • Auxiliar no Desenho de Serviços de TIC;
  • Coordenar as atividades da Operação dos Serviços de TIC;
  • Definir processos para a Melhoria Contínua dos Serviços oferecidos;
  • Desenvolver e manter, em conjunto com os setores internos, manuais e guias dos serviços prestados pela AGETIC;
  • Identificar, documentar e divulgar à comunidade universitária soluções para problemas recorrentes;
  • Realizar, sempre que possível, atendimentos de solicitações de serviços remotamente, de tal forma a promover a eficiência;
  • Realizar atendimentos in loco para chamados não solucionados por telefone ou acesso remoto;
  • Oferecer suporte e auxílio aos técnicos de TIC externos à AGETIC;
  • Registrar e informar, aos setores competentes, as anormalidades ocorridas com os equipamentos e serviços sob a sua responsabilidade;
  • Definir, documentar e manter o mapeamento do processo de negócios (BPMN) dos serviços de TIC;
  • Coletar, analisar e publicar dados de desempenho dos serviços prestados pela AGETIC;
  • Auxiliar na gestão de contratos de TIC;
  • Elaborar relatórios gerenciais.

Secretaria de Serviços e Segurança da Informação – SEIN/DINTEC/AGETIC

É a unidade responsável pela infraestrutura de serviços de TIC da UFMS. Dentre suas responsabilidades, destacam-se: gerenciamento do ambiente computacional para suportar os sistemas administrativos e acadêmicos; gerenciamento das rotinas de backup de dados; gerenciamento da segurança da informação; gerenciamento do serviço de impressão da UFMS, entre outros.

Secretário: Rodrigo de Carvalho Gomes

Telefone: +55 (67) 3345- 7506

Ramal: 7506

  • Gerenciar e monitorar a infraestrutura de serviços de TIC da UFMS;
  • Definir e aplicar as políticas de segurança da informação da UFMS;
  • Definir e aplicar as políticas de backup de dados sob guarda da AGETIC;
  • Manter o serviço de e-mail instrucional;
  • Prestar suporte em terceiro nível para os serviços de TIC;
  • Implementar e manter serviços de armazenamento de dados (storages);
  • Implementar e manter a infraestrutura computacional que hospeda os sistemas administrativos e acadêmicos da UFMS;
  • Implementar e manter serviços de DNS, DHCP, OCR, Autenticação, fileserver, etc;
  • Garantir a atualização de sistemas operacionais Windows dos usuários de TIC;
  • Implementar e manter o serviço de antivírus para os ativos (computadores) da UFMS;
  • Implementar, manter e administrar as bases de dados do AGETIC;
  • Colaborar na execução das atividades de desenvolvimento e manutenção de sistemas, gerenciando os recursos computacionais;
  • Auxiliar na gestão de contratos de TIC;
  • Definir, documentar e manter os processos de trabalho da SEIN;
  • Elaborar relatórios gerenciais;
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Secretaria de Redes e Telecomunicações – SERT/DINTEC/AGETIC

É a unidade responsável pelo planejamento, implantação, monitoramento e manutenção da Rede de Dados e Telecomunicações da UFMS.

Secretário: Celso Sabanae

Telefone: +55 (67) 3345- 7298

Ramal:  7298

  • Projetar a infraestrutura de dados da UFMS;
  • Prover, administrar e manter a infraestrutura de tecnologia da informação da CGI, garantindo o pleno funcionamento dos serviços colocados à disposição dos usuários;
  • Prover, administrar e manter a infraestrutura do “datacenter” da UFMS;
  • Manter atualizados a documentação sobre os ativos de redes de tecnologia da informação;
  • Participar da elaboração da arquitetura de infraestrutura de tecnologia da informação para desenho da solução dos serviços dessa área;
  • Gerir a infraestrutura e operação relacionadas à comunicação de dados
  • Prover, administrar e manter a comunicação de dados, voz e vídeo;
  • Gerenciar e manter a disponibilidade, a capacidade e o desempenho das redes internas e “links” de comunicação externos;
  • Monitorar ativos de toda a infraestrutura de TIC da CGI;
  • Gerenciar os incidentes e as requisições de serviços de infraestrutura feitas a CGI;
  • Ativar e configurar novos pontos de conexão à rede da UFMS;
  • Monitorar a infraestrutura de TIC da UFMS;
  • Instalar, configurar e substituir ativos de rede;
  • Auxiliar na gestão de contratos de TIC;
  • Definir, documentar e manter os processos de trabalho da SERT;
  • Elaborar relatórios gerenciais;
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.