AGETIC realiza reunião de encerramento de 2025 com balanço de gestão e integração das equipes

Postado por: Maurilio Mussi Montanha

Na manhã desta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC) realizou a reunião de encerramento do exercício, marcando os 365 dias de gestão com a apresentação dos principais resultados alcançados ao longo do ano e das projeções para 2026. Todos os servidores da Agência foram convocados para o encontro, que teve como foco alinhamento institucional, transparência e integração das equipes, em sintonia com o conceito de uma “AGETIC sem paredes”.

A abertura da reunião foi conduzida pelo professor Anderson Viçoso, que contextualizou os avanços obtidos em 2025, reforçando a importância de registrar e divulgar as ações realizadas, tanto para a comunidade interna quanto para a UFMS como um todo. Em seguida, os chefes de cada unidade apresentaram, para todos os presentes, as entregas de seus setores, em um formato pensado para que cada servidor compreendesse o papel das demais equipes e o impacto dos projetos de TIC na universidade.

Ao longo da manhã, foram destacados resultados expressivos em diversas frentes:

  • Contratações e infraestrutura de TIC: com base no PDTIC 2025–2028, foram entregues 81% das iniciativas classificadas com maior urgência (GUT 4 e 5), incluindo manutenção de geradores e nobreaks do datacenter, soluções de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM), expansão de armazenamento de dados, outsourcing de telefonia, certificados digitais, soluções de comunicação com usuários (WhatsApp), aquisição de licenças essenciais (Adobe, Autodesk, Corel, AutoCAD, AltoQi, entre outras) e contratação de serviços de computação em nuvem.
  • Contratação de Capacitação: Com mais de 2.000 cursos e 22 trilhas de carreira, foi apresentada a nova plataforma de cursos para apoiar jornadas de formação e desenvolvimento dos servidores.
  • Inovação e IA: o eixo INOVA apresentou iniciativas em Inteligência Artificial e automação.
  • Desenvolvimento de sistemas (SEDS) e Qualidade de Software (SEQS): as equipes destacaram dezenas de ações de sustentação e melhorias em sistemas estratégicos como SISCAD, SIGPOS, Sou UFMS, Reggio, SIGPROJ, PROSSIGA e SIAI
  • Atendimento e suporte (SECLI): de 1º de janeiro a 15 de novembro de 2025, foram registrados 10.304 atendimentos via GLPI e Whaticket2.875 ligações telefônicas401 eleições realizadas e 60 transmissões de eventos, além de mais de 1.300 manutenções em computadores e notebooks e 428 computadores distribuídos. Também foram citadas as implantações e ajustes do GLPI e do Whaticket em diversas unidades da UFMS.
  • Redes, telefonia e CFTV (SERT): a unidade apresentou investimentos em cabeamento estruturado e fibra óptica em diferentes campi e prédios, ampliação de Wi-Fi, ativação de câmeras de CFTV, atualização de ferramentas de monitoramento (como o Zabbix e Grafana) e a gestão de 553 switches e 831 pontos de Wi-Fi. Também foi destacado o trabalho para unificação de contratos de telefonia, com foco em otimização de custos.
  • Segurança da Informação e infraestrutura (SEIN): foram mencionadas as ações de 2025 e as metas para 2026, como o início dos estudos para o PPSI 2.0, aumento da capacidade de armazenamento, ampliação do uso de Infraestrutura como Código (IaC), melhoria de firewalls, capacitação em segurança da informação para usuários da UFMS, regras mais rígidas para acessos privilegiados e contratação de solução de backup.

Além do balanço do ano, cada unidade apresentou suas projeções e metas para 2026, incluindo ampliações de cobertura Wi-Fi, modernização de sistemas legados, integração de sistemas acadêmicos e administrativos, fortalecimento da segurança da informação, expansão do uso de IA e automação, e novas ações de capacitação técnica e de gestão.

Ao final, a Reunião de Encerramento de 2025 foi marcada como um momento de prestação de contas, reconhecimento do trabalho coletivo e reforço da cultura de colaboração. Ao compartilhar resultados, desafios e próximos passos diante de todos os servidores, a AGETIC avança na construção de uma “AGETIC sem paredes” – mais integrada, transparente e alinhada às demandas estratégicas da UFMS.