Estrutura Organizacional
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação – AGETIC/RTR
É a unidade responsável pela coordenação, orientação, supervisão, execução e controle das atividades de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), no âmbito da Universidade.
Diretor: Anderson Viçoso de Araujo
Administrativo: +55 (67) 3345-7661, Ramal: 7661
Diretor: +55 (67) 3345-7662
Suporte: +55 (67) 3345-7292, Ramal: 7292
- Auxiliar o Comitê de Governança Digital (CGD) na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) e do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI);
- Auxiliar a Administração Central nas demandas de TIC dos órgãos de controle e governamentais;
- Elaborar estudos de novos sistemas e programas tornando-os acessíveis aos usuários;
- Estabelecer prioridades que devem ser observadas na elaboração de programas e projetos na área de TIC;
- Colaborar no oferecimento de estágios curriculares e extracurriculares aos discentes da Universidade;
- Propiciar condições para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, na área de TIC, bem como de outras áreas que se utilizam, direta ou indiretamente, dos recursos de TIC;
- Articular-se com entidades públicas ou privadas, visando intercambiar novas alternativas de hardware e software para aprimoramento de suas atividades;
- Dar suporte e prestar assistência aos usuários dos recursos de TIC, de modo que toda a Universidade possa usufruir das facilidades oferecidas por esses recursos;
- Elaborar a política de aquisição e utilização de hardware e software, no âmbito da Universidade;
- Sugerir normas e padrões para o desenvolvimento, manutenção e operação de serviços informatizados;
- Auxiliar na elaboração do Plano de Contratação de Tecnologia da Informação e Comunicação (PCTIC);
- Prestar serviços à comunidade, dentro de sua área de ação, mediante convênios e contratos;
- Servir como instrumento de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Estabelecer políticas de atuação da AGETIC, em consonância com as diretrizes da Universidade;
- Incentivar e propor medidas que possibilitem o aperfeiçoamento do quadro de pessoal da AGETIC;
- Definir estratégias a serem aplicadas pela AGETIC;
- Opinar sobre propostas de projetos, contratos, convênios, ajustes e outros instrumentos desta natureza, afetos à área de TIC;
- Prever, solicitar e gerir recursos humanos, materiais e financeiros necessários à operacionalização dos programas/projetos desenvolvidos pela AGETIC;
- Consolidar os relatórios gerenciais;
- Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.
Diretoria de Engenharia de Software – DISOFT/AGETIC
É a unidade responsável pela coordenação, acompanhamento e gestão dos sistemas da Universidade.
Diretor: Maurilio Mussi Montanha
Telefone: +55 (67) 3345-7514
Ramal: 7514
- Planejar e coordenar as atividades de implantação e manutenção de softwares a cargo da AGETIC;
- Subsidiar o Comitê de Governança Digital (CGD) na gestão de portfólio de softwares da Universidade;
- Auxiliar na implantação de ferramentas de Mineração de Dados (Data Mining), Business Intelligence, Big Data e similares na Universidade;
- Auxiliar na elaboração, acompanhamento e realinhamento do PDTIC da UFMS;
- Subsidiar a Universidade com informações para o preenchimento do Censo da Educação Superior, Relatório de Gestão e demais questionários dos órgãos de controle;
- Articular-se com entidades públicas e privadas visando intercambiar novas alternativas para o desenvolvimento de sistemas de informação;
- Estudar sistemas de informação fornecidos por terceiros e opinar sobre a vantagem e desvantagem de sua instalação na Universidade, bem como gerenciar a adaptação dos mesmos às necessidades da Universidade;
- Promover cursos, seminários, encontros e outros, voltados para a comunidade em geral, visando difundir novas tecnologias alternativas na área de TIC;
- Definir critérios para terceirização na área de desenvolvimento de software;
- Auxiliar na gestão de contratos de TIC sob responsabilidade da AGETIC;
- Gerir contratos de TIC sob sua responsabilidade;
- Prestar apoio aos processos de aquisição e terceirização coordenados pela AGETIC;
- Elaborar relatórios gerenciais;
- Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.
Secretaria de Desenvolvimento de Software – SEDS/DISOFT/AGETIC
É a unidade responsável pelo desenvolvimento, manutenção e implantação de softwares no âmbito da Universidade.
Secretário: Narielly Calista Farias Berwanger
Telefone: +55 (67) 3345-7507
Ramal: 7507
- Executar as atividades de análise, programação, documentação e implantação de software a cargo do AGETIC;
- Efetuar, junto aos usuários, levantamentos, análises e consolidação das informações indispensáveis ao desenvolvimento de software;
- Projetar, desenvolver e implantar software, conforme previsto no PDTIC da Universidade;
- Projetar, desenvolver e implantar os sites institucionais, de acordo com a identidade visual da Universidade;
- Realizar manutenções corretivas e evolutivas dos software sob responsabilidade da AGETIC;
- Desenvolver programas e projetos visando proporcionar aos discentes e/ou estagiários oportunidades de intercâmbio e interação com a futura profissão;
- Dar suporte na automação e otimização dos serviços acadêmicos e administrativos que se utilizam de recursos de TIC;
- Colaborar no oferecimento de estágios curriculares e extracurriculares aos discentes da Universidade;
- Auxiliar na gestão de contratos de TIC;
- Definir, documentar e manter os processos de trabalho da AGETIC;
- Elaborar relatórios gerenciais;
- Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.
Secretaria de Processos e Qualidade de Software – SEQS/DISOFT/AGETIC
É a unidade responsável pela área de gestão e pelo desenvolvimento e manutenção dos processos da AGETIC.
Secretário: Anderson Cícero da Silva Dias
Telefone: +55 (67) 3345-7508
Ramal: 7508
- Planejar, coordenar, orientar, supervisionar e avaliar a execução das atividades de extensão, estágios e outros cursos, realizados por servidores, discentes, bolsistas e estagiários, no âmbito da AGETIC;
- Colaborar no oferecimento de estágios curriculares e extracurriculares aos discentes da Universidade;
- Promover treinamentos, cursos, seminários, encontros e outros, voltados para os servidores da AGETIC e para a comunidade em geral, visando difundir práticas na área de desenvolvimento de software;
- Planejar, coordenar, orientar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades de apoio administrativo necessárias ao funcionamento da AGETIC;
- Executar a administração financeira, patrimonial, de material e de recursos humanos da AGETIC, no âmbito de suas competências;
- Coordenar as atividades relativas ao processo de inventário anual de bens permanentes da AGETIC;
- Prestar apoio aos processos de aquisição e terceirização coordenados pela AGETIC;
- Manter o plano de capacitação relacionado aos processos da AGETIC;
- Avaliar, selecionar, desenvolver e implantar ferramentas de apoio aos processos da AGETIC;
- Conduzir avaliações periódicas internas e apoiar a execução de avaliações externas aos processos da AGETIC;
- Desenvolver, documentar e manter os processos e artefatos de processos da AGETIC;
- Planejar, coordenar e avaliar projetos de implantação de processos na AGETIC;
- Definir, documentar e manter os processos de trabalho da SEQS;
- Auxiliar na gestão de contratos de TIC;
- Elaborar relatórios gerenciais;
- Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.
Diretoria de Infraestrutura Tecnológica – DINTEC/AGETIC
É a unidade responsável pela coordenação e supervisão das atividades relativas à gestão da infraestrutura de TIC da UFMS.
Diretor: Egon Leon Dadalt
Telefone: +55 (67) 3345- 7222
Ramal: 7222
- Coordenar a elaboração de políticas e normas de utilização dos equipamentos de TIC, dos sistemas operacionais e dos programas de aplicação implantados e a implantar, que utilizem os recursos computacionais da Universidade;
- Coordenar a elaboração do catálogo de serviços da AGETIC;
- Gerenciar os ativos de TIC (computadores, impressoras, switches e roteadores);
- Auxiliar Planejamentos da Contratação para aquisição de soluções de TIC;
- Gerenciar a infraestrutura da rede de dados da UFMS;
- Coordenar a implantação e manutenção de serviços de TIC;
- Coordenar a infraestrutura da rede sem fio da UFMS;
- Supervisionar os projetos de cabeamento estruturado da UFMS;
- Gerir contratos de TIC sob sua responsabilidade;
- Subsidiar a universidade com informações para o preenchimento do relatório de gestão e demais questionários dos órgãos de controle;
- Articular-se com entidades públicas e privadas visando intercambiar novas alternativas para a utilização de infraestrutura e novas tecnologias;
- Definir critérios para terceirização na área de infraestrutura;
- Auxiliar o Comitê de Governança Digital na elaboração e manutenção da Política de Segurança da Informação e Comunicação (POSIC) da UFMS;
- Auxiliar na elaboração, acompanhamento e realinhamento do PDTIC da UFMS;
- Auxiliar na gestão de contratos de TIC sob responsabilidade da AGETIC;
- Prestar apoio aos processos de aquisição e terceirização coordenados pela AGETIC;
- Analisar e opinar quanto às inovações técnicas, tanto em dispositivos de software como hardware;
- Elaborar relatórios gerenciais;
- Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.
Secretaria de Suporte ao Cliente – SECLI/DINTEC/AGETIC
É a unidade responsável pela gestão, monitoramento e controle de qualidade dos serviços prestados pela AGETIC. Atuando em atividades como atendimentos de chamados de primeiro nível, triagem dos chamados, gestão de ativos de TIC, orientação a sistemas, entre outros.
Secretário: Estevão Diniz Broering
Telefone: +55 (67) 3345-7258
Ramal: 7258
- Gerenciamento do Portfólio de Serviços;
- Manter o serviço de impressão;
- Elaborar e manter atualizado o Catálogo de Serviços da AGETIC;
- Definir, documentar e manter Acordos de Nível de Serviço (ANS);
- Definir, documentar e manter os Acordos de Nível Operacional (ANO);
- Auxiliar no Gerenciamento de Mudanças e Liberação;
- Auxiliar no Desenho de Serviços de TIC;
- Coordenar as atividades da Operação dos Serviços de TIC;
- Definir processos para a Melhoria Contínua dos Serviços oferecidos;
- Desenvolver e manter, em conjunto com os setores internos, manuais e guias dos serviços prestados pela AGETIC;
- Identificar, documentar e divulgar à comunidade universitária soluções para problemas recorrentes;
- Realizar, sempre que possível, atendimentos de solicitações de serviços remotamente, de tal forma a promover a eficiência;
- Realizar atendimentos in loco para chamados não solucionados por telefone ou acesso remoto;
- Oferecer suporte e auxílio aos técnicos de TIC externos à AGETIC;
- Registrar e informar, aos setores competentes, as anormalidades ocorridas com os equipamentos e serviços sob a sua responsabilidade;
- Definir, documentar e manter o mapeamento do processo de negócios (BPMN) dos serviços de TIC;
- Coletar, analisar e publicar dados de desempenho dos serviços prestados pela AGETIC;
- Auxiliar na gestão de contratos de TIC;
- Elaborar relatórios gerenciais.
Secretaria de Serviços e Segurança da Informação – SEIN/DINTEC/AGETIC
É a unidade responsável pela infraestrutura de serviços de TIC da UFMS. Dentre suas responsabilidades, destacam-se: gerenciamento do ambiente computacional para suportar os sistemas administrativos e acadêmicos; gerenciamento das rotinas de backup de dados; gerenciamento da segurança da informação; gerenciamento do serviço de impressão da UFMS, entre outros.
Secretário: Rodrigo de Carvalho Gomes
Telefone: +55 (67) 3345- 7506
Ramal: 7506
- Gerenciar e monitorar a infraestrutura de serviços de TIC da UFMS;
- Definir e aplicar as políticas de segurança da informação da UFMS;
- Definir e aplicar as políticas de backup de dados sob guarda da AGETIC;
- Manter o serviço de e-mail instrucional;
- Prestar suporte em terceiro nível para os serviços de TIC;
- Implementar e manter serviços de armazenamento de dados (storages);
- Implementar e manter a infraestrutura computacional que hospeda os sistemas administrativos e acadêmicos da UFMS;
- Implementar e manter serviços de DNS, DHCP, OCR, Autenticação, fileserver, etc;
- Garantir a atualização de sistemas operacionais Windows dos usuários de TIC;
- Implementar e manter o serviço de antivírus para os ativos (computadores) da UFMS;
- Implementar, manter e administrar as bases de dados do AGETIC;
- Colaborar na execução das atividades de desenvolvimento e manutenção de sistemas, gerenciando os recursos computacionais;
- Auxiliar na gestão de contratos de TIC;
- Definir, documentar e manter os processos de trabalho da SEIN;
- Elaborar relatórios gerenciais;
- Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.
Secretaria de Redes e Telecomunicações – SERT/DINTEC/AGETIC
É a unidade responsável pelo planejamento, implantação, monitoramento e manutenção da Rede de Dados e Telecomunicações da UFMS.
Secretário: Celso Sabanae
Telefone: +55 (67) 3345- 7298
Ramal: 7298
- Projetar a infraestrutura de dados da UFMS;
- Prover, administrar e manter a infraestrutura de tecnologia da informação da CGI, garantindo o pleno funcionamento dos serviços colocados à disposição dos usuários;
- Prover, administrar e manter a infraestrutura do “datacenter” da UFMS;
- Manter atualizados a documentação sobre os ativos de redes de tecnologia da informação;
- Participar da elaboração da arquitetura de infraestrutura de tecnologia da informação para desenho da solução dos serviços dessa área;
- Gerir a infraestrutura e operação relacionadas à comunicação de dados
- Prover, administrar e manter a comunicação de dados, voz e vídeo;
- Gerenciar e manter a disponibilidade, a capacidade e o desempenho das redes internas e “links” de comunicação externos;
- Monitorar ativos de toda a infraestrutura de TIC da CGI;
- Gerenciar os incidentes e as requisições de serviços de infraestrutura feitas a CGI;
- Ativar e configurar novos pontos de conexão à rede da UFMS;
- Monitorar a infraestrutura de TIC da UFMS;
- Instalar, configurar e substituir ativos de rede;
- Auxiliar na gestão de contratos de TIC;
- Definir, documentar e manter os processos de trabalho da SERT;
- Elaborar relatórios gerenciais;
- Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.