História

O Centro de Processamento de Dados nasceu em 1971, com a finalidade de ensinar aos professores e alunos, os princípios da informatização, venda de serviços e usar recursos para qualificação docente.
Primeiramente foi criado e instalado o Centro de Computação de Dados com a necessidade de gerar recursos, quando foi alugado o computador comercial IBM-  370 modelo 135-A e lançado a venda de serviços. Foi oferecido ao Estado horas de máquina e acetado com CEPROMAT – Centro de Processamento de Mato Grosso, Prefeitura de Campo Grande e a TELEMAT, e em pouco tempo, foi criado um centro de Produção. Assim a Universidade-Empresa, constituída através da Portaria 25/72, para estudar um esquema, contendo normas básicas referentes ao patrimônio e regime financeiro da UEMT.
Este trabalho levou à criação do Centro de Produção da Universidade – CEPUEMT, com o objetivo de vender serviços, dos shows do Glauce Rocha, ao  processamento de dados. Atualmente, o antigo Núcleo de Informática (NIN), posterior Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e atual Agência de Tecnologia da Informação e comunicação (AGETIC), é a unidade responsável pela coordenação, execução, supervisão e controle das atividades de processamento de dados no âmbito da Instituição, além de dar suporte no desenvolvimento e acompanhamento de sistemas na área de informática, orientação, supervisão e execução de software necessários ao funcionamento dos computadores da UFMS.